quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nanotecnologia

O grande lance da nanotecnologia é que pequenas moléculas podem fazer grandes coisas.
Pensemos: quando eu faço uma mistura qualquer, de acordo com o tamanho das partículas, eu posso ter uma dispersão ruim ( partículas grandes e irregulares ) ou excelente ( partículas minusculas nanométricas).
O tamanho das partículas determina a facilidade de homogenizar a mistura.



Um nanômetro é igual a 0,000000001m um bilhonézimo de metro!
Uma molécula de água é menor que um nanômetro.
Um germe tem em torno de 900 a 1000 nanômetros.


Medicamentos

Imagine, nosso sangue é o veículo para os remédios circularem por nosso corpo, desde um simples comprimido para dor de cabeça até uma dose de quimioterapia, ambos tem que misturar-se ao sangue, circular até chegar nos orgãos afetados, onde seus agentes ativos penetrarão nas células e surtirão efeito.
Devido ao tamanho das partículas dos remédios atuais, temos que usar uma concentração maior para contrabalancear os efeitos da mistura imperfeita.
A nanotecnologia, permite remédios mais inteligentes, pois com partículas menores a homogeinização no sangue é mais rápida, a penetração nas células é facilitada, logo pode-se usar quantidades menores de medicamento para obter o mesmo efeito, logo menores serão os efeitos colaterais.

Tintas

Uma tinta é nada mais, nada menos que uma emulsão de cargas e pigmentos e um latex, verniz ou água, ou seja partículas sólidas novamente misturadas a um líquido. O efeito é o mesmo, hoje devido ao tamanho das partículas usamos uma quantidade de cargas, com a nanotecnologia, poderemos usar quantidades menores de cargas para obter a mesma cobertura.
Pra quem não sabe, cobertura é a capacidade que uma tinta tem de cobrir uma superfície em metros quadrados, quanto menor a espessura da camada cobrindo determinada área, melhor a eficiência da tinta.
Outra aplicação legal, é na obtenção de tintas metalizadas multicores.
Explico, a tinta metalizada possui a formulação da outra, com cargas e pigmentos, resina alquídica.
O efeito metálico é obtido pelas pequenas partículas de metais que refletem a luz conforme o angulo dela, dando efeitos multicores. Antes poderíamos usar um só tipo de partícula, devido ao tamanho, pois cada líquido tem um limite para suportar partículas misturadas a ele, a esta característica chamamos de saturação.
Pois bem, com partículas menores, posso usar vários tipos de metais e obter efeitos mais ricos, sem ultrapassar a capacidade do líquido de reter cargas.

Tratamento de Resíduos

Pesquisadores tem desenvolvido "nanorobos" que podem ser programados, ou até controlados remotamente por seres humanos.

Imagine que haja um vazamento de petróleo em terra, ou mesmo no mar e tenhamos um exército de nanorobos programados para recolher petróleo, limpando praias, animais, superfície das águas e convertendo-os em compostos menos agressivos, ou até mesmo eliminando todos os resíduos. É o sonho de qualquer ambientalista.

Armamentos

É de tremer o potencial como armamento, nanorobos programados para nos vigiar, tão invisíveis aos nossos olhos quanto os ácaros. Poderiam ser ser misturados a água, refrigerantes, comidas, temperos, nunca saberemos.
Podem ficar inativos em nossos corpos, até que alguém com muito poder aperte o botão e controle a humanidade.
Explico melhor, nosso corpo, nosso cérebro funcionam através de processos bioquímicos e elétricos, se ocorresse dos nanorobos alterarem a frequência das ondas elétricas de nosso cérebro, ou alguns processos bioquímicos, nossos pensamentos poderiam ser moldados e favorecidos para qualquer direção.
Também podemos pensar em envenamentos, assassinatos seletivos, bastando apertar um botão.
A nossa responsabilidade como seres humanos é grande e devemos usar esta tecnologia com grande consciência.

Esperança

Apesar dos riscos inerentes a toda nova tecnologia, posso sonhar um mundo, onde próteses para membros sejam 100% compatíveis, olhos, boca, rins, coração e outros orgãos, poderão trocados como trocamos de roupas, sem rejeição.
Posso até imaginar injeções inteligentes onde nanorobos regenerem o orgão lesado, sem a necessidade de operá-lo ou trocá-lo.
Água limpa e purificada com menor custo.
Energias mais limpas, motores mais eficientes, equipamentos elétricos com menor consumo.
Parece ficção científica, quase impossíveis, mas algumas idéias já fazem parte de nossa realidade, outras demorarão alguns anos a mais, mas é um processo irreversível.
Será um mundo novo, onde o segredo será pensar grande, tão grande quanto um nanômetro.

Até a próxima.

Prof. Osmar


Nenhum comentário:

Postar um comentário