quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nanotecnologia

O grande lance da nanotecnologia é que pequenas moléculas podem fazer grandes coisas.
Pensemos: quando eu faço uma mistura qualquer, de acordo com o tamanho das partículas, eu posso ter uma dispersão ruim ( partículas grandes e irregulares ) ou excelente ( partículas minusculas nanométricas).
O tamanho das partículas determina a facilidade de homogenizar a mistura.



Um nanômetro é igual a 0,000000001m um bilhonézimo de metro!
Uma molécula de água é menor que um nanômetro.
Um germe tem em torno de 900 a 1000 nanômetros.


Medicamentos

Imagine, nosso sangue é o veículo para os remédios circularem por nosso corpo, desde um simples comprimido para dor de cabeça até uma dose de quimioterapia, ambos tem que misturar-se ao sangue, circular até chegar nos orgãos afetados, onde seus agentes ativos penetrarão nas células e surtirão efeito.
Devido ao tamanho das partículas dos remédios atuais, temos que usar uma concentração maior para contrabalancear os efeitos da mistura imperfeita.
A nanotecnologia, permite remédios mais inteligentes, pois com partículas menores a homogeinização no sangue é mais rápida, a penetração nas células é facilitada, logo pode-se usar quantidades menores de medicamento para obter o mesmo efeito, logo menores serão os efeitos colaterais.

Tintas

Uma tinta é nada mais, nada menos que uma emulsão de cargas e pigmentos e um latex, verniz ou água, ou seja partículas sólidas novamente misturadas a um líquido. O efeito é o mesmo, hoje devido ao tamanho das partículas usamos uma quantidade de cargas, com a nanotecnologia, poderemos usar quantidades menores de cargas para obter a mesma cobertura.
Pra quem não sabe, cobertura é a capacidade que uma tinta tem de cobrir uma superfície em metros quadrados, quanto menor a espessura da camada cobrindo determinada área, melhor a eficiência da tinta.
Outra aplicação legal, é na obtenção de tintas metalizadas multicores.
Explico, a tinta metalizada possui a formulação da outra, com cargas e pigmentos, resina alquídica.
O efeito metálico é obtido pelas pequenas partículas de metais que refletem a luz conforme o angulo dela, dando efeitos multicores. Antes poderíamos usar um só tipo de partícula, devido ao tamanho, pois cada líquido tem um limite para suportar partículas misturadas a ele, a esta característica chamamos de saturação.
Pois bem, com partículas menores, posso usar vários tipos de metais e obter efeitos mais ricos, sem ultrapassar a capacidade do líquido de reter cargas.

Tratamento de Resíduos

Pesquisadores tem desenvolvido "nanorobos" que podem ser programados, ou até controlados remotamente por seres humanos.

Imagine que haja um vazamento de petróleo em terra, ou mesmo no mar e tenhamos um exército de nanorobos programados para recolher petróleo, limpando praias, animais, superfície das águas e convertendo-os em compostos menos agressivos, ou até mesmo eliminando todos os resíduos. É o sonho de qualquer ambientalista.

Armamentos

É de tremer o potencial como armamento, nanorobos programados para nos vigiar, tão invisíveis aos nossos olhos quanto os ácaros. Poderiam ser ser misturados a água, refrigerantes, comidas, temperos, nunca saberemos.
Podem ficar inativos em nossos corpos, até que alguém com muito poder aperte o botão e controle a humanidade.
Explico melhor, nosso corpo, nosso cérebro funcionam através de processos bioquímicos e elétricos, se ocorresse dos nanorobos alterarem a frequência das ondas elétricas de nosso cérebro, ou alguns processos bioquímicos, nossos pensamentos poderiam ser moldados e favorecidos para qualquer direção.
Também podemos pensar em envenamentos, assassinatos seletivos, bastando apertar um botão.
A nossa responsabilidade como seres humanos é grande e devemos usar esta tecnologia com grande consciência.

Esperança

Apesar dos riscos inerentes a toda nova tecnologia, posso sonhar um mundo, onde próteses para membros sejam 100% compatíveis, olhos, boca, rins, coração e outros orgãos, poderão trocados como trocamos de roupas, sem rejeição.
Posso até imaginar injeções inteligentes onde nanorobos regenerem o orgão lesado, sem a necessidade de operá-lo ou trocá-lo.
Água limpa e purificada com menor custo.
Energias mais limpas, motores mais eficientes, equipamentos elétricos com menor consumo.
Parece ficção científica, quase impossíveis, mas algumas idéias já fazem parte de nossa realidade, outras demorarão alguns anos a mais, mas é um processo irreversível.
Será um mundo novo, onde o segredo será pensar grande, tão grande quanto um nanômetro.

Até a próxima.

Prof. Osmar


sábado, 6 de agosto de 2011

Quando não acontece nada...







Tem dias, que mesmo quando o Sol brilha, parece que não está acontecendo nada.
No trabalho, na escola ( ah é, meu trabalho é na escola...kkk), na igreja, na familia: as mesmas conversas, as mesmas vaidades, as mesmas máscaras. Mais do mesmo, sempre mais do mesmo.
Vivemos nossas realidades como podemos vivê-las, brota no coração o anseio de significado maior para as pequenas coisas. Independente da idade, procuramos algo mais, que simplesmente viver e repetir frases feitas.
Queremos criar coisas novas e melhores, para os que amamos, mas para nós, para todos, enfim, vivermos vidas que valham a pena ser vividas!

O antigo pregador na Bíblia, já mencionava estas inquietações deste tipo no livro de Eclesiastes 1:

1 Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém.
2 Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
3 Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?
4 Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre.
5 O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce.
6 O vento vai para o sul, e faz o seu giro vai para o norte; volve-se e revolve-se na sua carreira, e retoma os seus circuitos.
7 Todos os ribeiros vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios correm, para ali continuam a correr.
8 Todas as coisas estão cheias de cansaço; ninguém o pode exprimir: os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir.
9 O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol.
10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Voê, isto é novo? ela já existiu nos séculos que foram antes de nós.
11 Já não há lembrança das gerações passadas; nem das gerações futuras haverá lembrança entre os que virão depois delas.

Salomão foi muito rico e poderoso, se vc pegar a sua Bíblia e continuar lendo o texto, verá que ele teve de tudo que um homem pode ter, tudo que o mundo pode nos oferecer e o vazio continuou.
A tv vende a idéia que é preciso ser mais bonito, mais magro, mais rico, mais esperto, mais isto e aquilo. Os pedagogos de plantão, misericórdia, inventam coisas que na prática não funcionam.
São mais e mais teorias... criar teorias é facil, podem funcionar num contexto específico não em todos. Porque? Porque somos diferentes! Simples assim.
É como na química, cada reação ocorre em meio específico, em condições específicas, e cada interação entre espécies de átomos é específica.
Enquanto buscarmos classificar as pessoas e coisificá-las, como se fossem objetos, massas de manobra, será impossível uma pedagogia que preste. - Pronto, falei!
Pedagogia, evangelho, química, família, e tantas outras coisas sem aplicação de amor é impossível!
É mais parecido com velejar, surfar, do que estes tantos teóricos falam.
Mas tudo isto é gerado pelo vazio do "nada acontece" que mencionei.

Salomão aprendeu isto, lá em Eclesiastes 9:
7 Vai, pois, come com alegria o teu pão .e bebe o teu vinho com coração contente; pois há muito que Deus se agrada das tuas obras.
8 Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.
9 Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol.
10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
11 Observei ainda e vi que debaixo do sol não é dos ligeiros a carreira, nem dos fortes a peleja, nem tampouco dos sábios o pão, nem ainda dos prudentes a riqueza, nem dos entendidos o favor; mas que a ocasião e a sorte ocorrem a todos.

Fazemos muito, colhemos pouco, porque podemos dominar o fazer, plantar, investir, mas a colheita de algo novo, fazer o grão crescer debaixo da terra, vem de Deus, não de nós!
Este vazio de significado, de contentamento, só pode ser preenchido aos pés de Jesus Cristo.
Só na intimidade com Ele, o novo acontece em nosso interior, mesmo quando tudo se repete ao redor.
É quando o toque Dele nas fibras de nossos corações fazem brotar os rios de água viva ( leia João 4), que lavam nossos pensamentos. Só assim não temos vidas secas!



Parece realmente que não está acontecendo nada, mas Deus tem renovado os seus.
Parece realmente que não está acontecendo nada, mas Ele tem cuidado de nós.
E mandará a chuva no tempo certo, e a colheita será abundante!
E vc me pergunta: O que isto tem a ver com um blog de química?
Tem a ver que Deus é o "meio", o "catalizador" e o verdadeiro criador de coisas novas.
A novidade vem Dele! Se quero estudar e fazer coisas novas e melhores para todas as pessoas...
Eu preciso estar ligado a Ele, para não ser como os zumbis que enchem o mundo.
Pronto, falei, até mais.