sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Feira Santos Off Shore 2011

Estive em 19/10/2011 na Feira Santos Off Shore, importante evento da industria do Petróleo e Gás, como professor de Petróleo e Gás devo buscar atualização constante.

A feira não surpreendeu, pensei até que seria maior, no entanto foi proveitosa na coleta de material para aulas, conteúdo novo e fresco.

Destaco as industrias internacionais que estão montando refinarias no Brasil como a Bronco Oil (nome estranho), que é uma parceria de uma empresa chinesa com brasileira (Bronco!). Deverá partir em meados de 2012 ou 2013 na Bahia.

Busquei informações sobre empregos na baixada para meus alunos e fiquei abismado de ver que não há uma política de Santos ou da baixada para gerar mão de obra para suprir a demanda de profissionais que será necessária, não sei se é falta de visão ou falta de interesse, o que sei é não consegui descobrir nada em várias fontes, desde moradores até os próprios expositores e órgãos de públicos presentes na feira.

- Como pode um setor da economia que gera tanto dinheiro, não mover as prefeituras da região para beneficiar seus cidadãos??? Tudo muito tosco!




Foi também minha primeira viagem de moto, com muitas aventuras, a moto foi valente na ida, na volta nem tanto, mas conto o próximo post, neste vou abordar mais a feira para não misturar assunto.


Também destaco os seminários, os que participei foram bons. Vale a pena você ir na próxima feira.

Percebi que os expositores estavam meio cansados de feiras. Explico: a frequência destas feiras tem aumentado, mas não o volume de negócio, logo quem fica no estande sofre.

Outra coisa interessante, foram as maquetes simulando processos de refino, bombas, válvulas e motores, nem tudo deu para fotografar.

Quanto aos expositores, alguns muito preparados, mas engasgavam quando eu mencionei que sou Professor de Química do Centro Paula Souza, confesso me surpreendi, não sabia que a Etec tinha um nome tão forte neste meio.

Era comum chamarem o chefe ou superior presente para me explicarem detalhes, tive o tratamento até especial em alguns casos.

A próxima será em Out 2012, marque na sua agenda e prepare seu currículo, pois as vagas abrirão em 2012 com o aumento da produção no pré-sal.

Shalom.